terça-feira, 12 de abril de 2016

Goianésia do Pará- Entrevista com o Prefeito “Tonhão.” Primeira Parte.

O Prefeito  Antônio Pego (Tonhão), da cidade de Goianésia do Pará, cidade que fica ha 370 km da Capital no Sudeste Paraense, desde que assumiu o cargo não para com os trabalhos. Com o tempo curto para desenvolver um bom trabalho o Prefeito tenta usar o tempo que tem disponível para assim realizar seu compromisso com a cidade, com isso já fez a retomada de vários serviços que estavam parados e ouras apenas dando continuidades.
Foi exatamente sobre esse e outros assuntos que conversamos por 25 minutos com o Prefeito "Tonhão" que falou um pouco sobre tudo. Exibiremos aqui por escrito essa nossa conversa em duas partes e também colocaremos durante todo os dias as 11 da manhã através da nossa Web Rádio Repórter que você possa ouvir a entrevista em áudio, dentro do nosso blog ou pelos nossos link’s http://107.161.114.2/playerpopup/audioplayer.php  ou http://painelstream.com/top/7884 ou pelo celular baixando nosso aplicativo pelo playstory.   
Conversa com o Prefeito Parte II.
Edson Rios - Obrigado Prefeito Antônio Pego por nos receber em sua residência neste dia de sua folga (feriado), já se percebe que você é uma pessoas muito solícita.
Prefeito Tonhão – Seja bem vindo. Eu que agradeço pela oportunidade de falar com você.
Edson Rios - Qual a sua maior dificuldade para desenvolver o trabalho de que sempre foi uma expectativa sua?
Prefeito Tonhão - Nossa expectativa é fazer um bom trabalho, eu tenho Goianésia como a princesinha da PA 150, cidade trevo que tem tudo para crescer, porém, vejo as dificuldades que vem ao longo dos anos porque Goianésia não se desenvolve, e estamos aí à frete, assumimos a quase 60 dias, estamos lutando para fazer um bom trabalho e queremos fazer o melhor trabalho em nosso município, até porque, amo esta cidade, minha família mora aqui, meus filhos foram criados aqui, filhos que nasceram aqui. Então, eu quero o bem do nosso município, e as dificuldades de hoje são as que nos batermos na questão da arrecadação, o município arrecada muito pouco, os compromissos muito grandes, isso tem dificultado bastante a questão de desenvolvimento do nosso município, mas, creio que Deus vai nos orientar e faremos como esse dinheiro venha reder e venha suprir as necessidades do nosso município.
Edson Rios – Dessa pouca arrecadação, o que fica para o município?
Prefeito Tonhão – Olha! Só para você ter uma noção o mês de janeiro nós arrecadamos em torno de um Milhão e  Duzentos Mil Reais (R$ 1.200.000.00), é só você entrar no portal de transparência você ver tudo. O mês de fevereiro veio 370 mil reais, então! É uma diferença muito grande, se você faz os compromissos sem planejamento, quando vem o dinheiro, não dar nem para começar a cumprir com todos os compromissos, então! A gente está indo sempre com o pé no chão, para que não venhamos cair em fazer os compromissos e não puder cumprir com as pessoas que fazem os serviços do nosso município.  Por que está caindo? Porque nosso país está passando por essa dificuldade. Há! Mas, teve um aumento no mês de janeiro? Sim, porque no final teve os pagamentos de final de ano, teve o IPTU, então! Quer dizer, isso cresce lá em cima, mas, os municípios que estão lá na ponta, são onde toma pancada. A nossa folha está inchada, certo? Eu vou a Belém no tribunal de contas, o tribunal está me apertando, já vinha apertando o ex-prefeito. E hoje, eu tenho uma demanda muito grande, vou mostrar para eles a realidade do nosso município, eu preciso manter o serviço da saúde, precisamos manter o transporte escolar e não tem, eu preciso colocar em torno de 70 a 80 % do recurso do município para pagar o transporte escolar, e como cai a renda fica difícil, os royalties ainda no mês passado vieram 420 mil, nós estamos com essas dificuldades.
Edson Rios - Sabemos que a maioria dos programas são federais, porém, o município é que vem mantendo a maioria deles, como você tem feito para cumprir com todos eles?
Prefeito Tonhão- É isso que estou te falando, o pouquinho que vem do FPM (Fundo de Participação do Município), dos Royalties é o que está ajudando pagar essas coisas, pagar o transporte escolar, parte da saúde, em fim! Ajuda a fazer alguma coisa, tipo o lixo, fazer alguma obra pequena, entendeu? Então, quer dizer; tudo que vem, chega ao estado a parte maior fica lá e a pequena parte vem para o município, onde estão arrebentados, e o TCM pede que agente baixe a folha. Mas, eu não posso a educação não está sobrando ninguém, todo mundo no seu lugar, se eu for diminuir a folha vou tirar servente que está trabalhando. Tirar professor que está trabalhando, quem vai sofrer são os alunos, a saúde eu estou precisando colocar gente e não posso porque a arrecadação não tem para pagar, porque a folha já está inchada, e isso que eu quero mostrar e perguntar para eles (TCM), se eu for tirar o pessoal vai faltar. Eu para manter esse pessoal, não posso diminuir o transporte porque tem que buscar os alunos para o colégio, não posso diminuir a saúde em fim.
 Edson Rios-  As questões dos fornecedores como estão aqueles que ficaram em atraso?
A gente está revendo isso é realmente um caso difícil, porque para eu acertar com eles, preciso da legalidade, quando o dinheiro sai da conta a nota é eletrônica ela já cruzou automaticamente lá com o tribunal de contas. Então, é uma situação que a gente está trabalhando, pois, sabemos que a pessoas trabalhou, porém, como não tem contrato, a gente vai ver como com esse pessoal, a gente ainda não tem a solução.
Edson Rios – O Brasil passa por um problema gravíssimo politicamente que vem afetando todas as áreas principalmente a saúde, porém em Goianésia parece que tem sido diferente, como você vem fazendo para driblar a crise e manter a saúde em um bom nível?
Prefeito Tonhão – Olha, esse é um gargalo que eu venho trabalhando em cima
Disso, que possamos ter uma melhor saúde como você mesmo falou Goianésia não está sendo um momento ruim na saúde, nossa cidade passa por um momento bom e temos que melhorar, mas, já contratamos um novo médico que começou a trabalhar dia cinco de abril (05/04), um filho da terra, temos a honra em trazer um filho da cidade, vou dar oportunidades para os filhos de Goianésia, porque as vezes muitos tem esse desejo de trabalhar no seu município. Eu me sinto feliz de puder contratar um médico filho de Goianésia. Quando trazemos profissionais de fora, automaticamente esse profissional vai gastar também o que ganhar aqui lá fora, minha meta, tudo gira em torno de Goianésia. Eu creio que a nossa saúde vai  melhora muito, contamos com uma emendar da deputada Julia Amarim para nós melhoramos o nosso hospital, melhorar a sala de operação e de parto. Eu estou confiante, embora poucos meses para trabalharmos, eu quero dizer para população, aquilo que eu puder fazer vamos fazer.
Edson Rios – Nos recebemos nos últimos dias várias reclamações, sobre o lixo, a questão da iluminação pública. O que o prefeito tem feito para que seja resolvida essa questão de iluminação pública?
Prefeito Tonhão - Primeira coisa o espaço (tempo), ainda é curto, eu assumir a poucos dias, o primeiro passo que o prefeito detectou foram as licitações que estamos aguardando as conclusões para pudemos comprar e resolver a questão da iluminação pública, assim como estamos trabalhando a questão do lixo, nós estamos criando uma campanha educativa, para que o povo nos ajude, o município depende da população, o contêiner está lá mas, as pessoas jogam o lixo do lado de fora, quando o caminhão vem pegar o contêiner  não tem como se achegar ao contêiner de tanto lixo em volta, e contêiner vazio, mas, nos vamos concerta é uma questão que o prefeito quer resolve em curto prazo.
Você poderá acompanha a segunda parte dessa entrevista neste mesmo blog, e outras noticias. ou copiar esse link e acompanha a segunda parte da entrevista. http://reporterdobrasil007.blogspot.com.br/2016/04/goianesia-do-para-entrevista-com-o_11.html

Repórter:Edson Rios 


Nenhum comentário:

Postar um comentário