terça-feira, 11 de agosto de 2015

Colunas disponíveis do Pr Kennedy Moura E do Escritor,professor e radialista J. Santiago



                                                            A INTOLERÂNCIA RELIGIOSA E SUAS CAUSAS SOCIAIS.


O que atualmente estamos vendo nas redes sociais é algo que está fugindo do controle. Antigamente as pessoas respeitavam a privacidade do outro a sua posição social, sua sabedoria e/ou conhecimento, mas quando se fala de religião a situação muda de figura. Podemos dizer, que as interpretações feitas pelas pessoas hoje do que falavam os “grandes” pensadores, principalmente, os ligados ao Iluminismo, que são os que iniciam o movimento para que o homem se tornasse o centro do Universo e, não mais Deus através da religião, acabou trazendo a tona o tal do relativismo, onde as vontades e entendimentos diferenciados devem ser respeitados e com a boca escancarada, gritando o velho jargão: “TUDO É REALATIVO”.
Se olharmos pelo ângulo do diferente, tudo estaria tranquilo e em perfeita harmonia, se cada ser humano entendesse e compreendesse verdadeiramente o seu papel no meio social. O problema está em não conhecer realmente o que significa as palavras “moral” e “ética” social. Todo e qualquer cidadão vive em sua Comunidade, Cidade, Estado, Nação ou até mesmo, na área internacional são regidos por uma espécie de Convenção Social, embora, cada Comunidade, Cidade, Estado e Nação tenha um estilo próprio de vida social diferente de sua vizinha. Portanto, discutir diferenças parece ser algo muito desgastante, pois cada um ser humano ou sociedade tem os seus percalços ou erros que dificulta o seu julgamento sobre o comportamento alheio.
 
Porém, em todas às sociedades, as duas ciências, moral e ética, tem funções definidas. A Moral é a convenção social escrita ou não (leis), que um indivíduo deve seguir como padrão de conduta. Já a Ética, é a ciência que estuda os comportamentos da moral de um cidadão e julga-os procedentes ou não, ou seja, a ética é cumprimento da moral através do comportamento do indivíduo na sociedade. Penso eu, que esse deveria ser o padrão usual para todos os homens, dentro da sociedade em que vivem. O que não é concebido pela ética, é a tripudiação sobre algo que lhe é de estimação, de reverencia pessoal ou coletiva, e/ou de adoração, dentro de um comportamento social. O que vemos hoje está ultrapassando todos os limites de coerência e passando a tripudiação barata, simplesmente, pelo fato de que, eu posso fazê-la. Será que posso? Estado é laico, entretanto, é o guardião da moral, ética e da decência, ou será que só um lado tem que ser punido, e o outro, ter liberdade para achincalhar com a fé das demais pessoas? Onde está o Estado nesse momento?
 
Não podemos permitir que se preservem só os direitos dos homossexuais, mas que também se preserve, o direito de ser hétero e de defender o culto, a fé, de quem quer que seja, sem que isso, se torne alvo de deboche e injúrias por parte de pessoas que, por serem consideradas minorias, e que aos olhos da sociedade parecem inimputáveis. Cuidado! Com as lutas por direito religioso ou por direitos adquiridos, o Estado Islâmico é um exemplo.
 
Ate onde vamos chegar!?
J. Santiago.____________________________________________________________________________
 


                                           Palavra do Pr Kennedy Moura

  • Seguir a Jesus Sem Religião
  • Jesus combateu os líderes religiosos de sua época com muita firmeza; eles eram falsos, impunham suas regras moralistas e policiavam as pessoas;
  • se sentiam superiores e rejeitavam os “pecadores”, se esqueciam da misericórdia, da fé e da justiça.
  • Eles tinham aparência de justos e Jesus os chamou de hipócritas, 
    raça de víboras e filhos do Diabo.
  • A religião cristã dos nossos dias, seja ela católica ou evangélica, está semelhança Da religião dos dias de Jesus. O que impera é a hipocrisia, 
    o moralismo, o controle da vida alheia, o orgulho teológico, o comércio e a corrupção.
    O convite de Jesus a cada  um continua sendo simples: SIGA-ME!
  • Seguir a Jesus é receber o amor dele e amá-lo!
  • É ir com ele pelo Caminho; é por o pé na estrada e não olhar para trás;
  • seguir a Jesus é continuar caminhando a cada dia, aprendendo com ele, ouvindo sua voz cheia de ternura e misericórdia!
  • Seguir a Jesus é ir no caminho do amor, da compaixão e da da graça, que é favor imerecido.
  • Seguir a Jesus é ir abraçando os pecadores pela estrada, é ir sem pedras nas mãos, é ir perdoando e sendo perdoado, é ir chorando ou rindo sempre olhando para Ele!
  • Seguir a Jesus é ir sem o fardo dos pecados ou da religião; é apenas ir ao lado daqueles que também decidiram ir por onde Ele for e o vento do Espírito levar!
  • É ir com ele até a cruz, onde os pecados foram encravados; seguir a Jesus é abraçar esta Graça que perdoa e aceita; seguir a Jesus é celebrar a ressurreição, a vitória sobre a morte!
  • Então se você quer seguir a Jesus, sem os pesos mortos da religião, se você quer seguir a Jesus por nada porque Ele é TUDO em sua vida, 
    junte-se a nós! Pois, seguimos a Jesus por termos sido atraídos pelo seu amor  !
  • E falando em amor...
    Amor que não faz mal a ninguém...
    Amor que é bondoso...
    Amor que não é invejoso...
  • Amor que não busca seus próprios interesses...
  • Nele JESUS Cristo em quem me sustento! 
    Pr Kennedy Moura 
    09/06/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário