segunda-feira, 31 de agosto de 2015

ENERGIA SOLAR É A QUE MAIS CRESCE NO MUNDO.



Comissão na Assembleia legislativa de Minas Gerais debateu sobre implantação de agência reguladora Estadual.  

Alem de debaterem vários assuntos relacionados aos custos e gastos de energias elétrica no Brasil e no estado de minas  ,foi debatido também possíveis  investimentos em energia solar tratados em audiência pública na Segunda feira do (10/8/15). A reunião foi realizada pela Comissão de Minas e Energia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e teve início às 14h30, na Plenária,esses assuntos já haviam sido tradados em outras  audiências.
 A ALMG. (Assembleia Legislativa de Minas Gerais) têm debatido esse tema de incentivos para a energia sola, Recentemente foi sancionada a Lei 21.713, de 2015, que se originou no Projeto de Lei (PL) 1.350/ 15, do deputado Mineiro Gil Pereira, que amplia o prazo para a concessão de crédito de ICMS relativo à aquisição de energia solar produzida no Estado  de modo à estimular essa fonte renovadora de  Energia dentro de Minas Gerais .
Recentemente a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) evidenciando o que poderia ser tomado pelo Governo Federal como um verdadeiro nicho para a expansão da energia solar foto voltaica no Brasil, considerando a enorme quantidade de veículos no país e o enorme potencial de geração de energia elétrica a partir do sol. O campus da Cidade Universitária passará a abrigar o maior estacionamento solar do país em geração distribuída, localizado no prédio anexo do Centro de Tecnologia. O espaço, de 651,64 metros quadrados, com capacidade para 65 carros, alocará 414 painéis solares fotovoltaicos capazes de gerar 140 mil kWh por ano. Essa energia é suficiente para abastecer até 70 residências com consumo médio de 167 kWh por mês.
O projeto, cujo valor do investimento é de R$ 1,6 milhão, faz parte do programa de energia do Fundo Verde de Desenvolvimento e Energia para a Cidade Universitária da UFRJ, iniciativa que utiliza o recurso do imposto ICMS que é cobrado na conta de luz da universidade para implantar projetos sustentáveis no campus da Cidade Universitária. Conta com apoio do programa Rio Capital da Energia, do governo do estado.
Para Suzana, o estacionamento solar é um dos projetos desenvolvidos pelo Fundo Verde que podem contribuir para que outras cidades comecem a discutir novas práticas de sustentabilidade.
– As cidades brasileiras têm grandes espaços que poderiam ser cobertos com painéis para gerar energia. Estacionamentos são um bom exemplo, pois podem gerar energia ao mesmo tempo que fornecem sombra aos veículos estacionados.
Em Palmas - TO com www.arasolenergia.com.br
 Tocantins com o  maior numero de instalações conectadas a rede .A ARASOL é a única empresa de Palmas que possui seu próprio sistema de geração fotovoltaica .São 21,75 kWpico homologados na Energiza e funcionando.Nossos futuros clientes podem visitar e assistir ao vivo tudo em funcionamento .
Agora a ARASOL vai instalar o maior sistema privado do Tocantins em Palmas!
Serão 66kWpico - 240 módulos com 102109 kWh/ano .
"A energia solar poderia sozinha abastecer toda a matriz brasileira se fossem concedidos os devidos incentivos. Não falta Sol, nem falta vento, o que falta mesmo é vontade política."
RICARDO BAITELO, 38, é doutor em planejamento energético pela Escola Politécnica da USP e coordenador da campanha de energias renováveis do Greenpeace Brasil."
 Edson Rios
Fomte:ALMG  

Um comentário:

  1. muito bom, eu estou participando de uma gincana na minha escola, e o meu tema é sobre energias renovavéis, e então escolhemos fazer energia solar. Estavamos precisando de ideias, de onde por placas solares na nossa cidade, e essa ideia (da imagem:estacionamento coberto feito de placas solares) foi muito util para nós tentaremos evoluir esse projeto

    ResponderExcluir