sábado, 10 de outubro de 2015

Caçamba do Programa de Aceleração do Crescimento é usada para coleta de Lixo em Carutapera-MA.


O Governo federal  há mais de três anos vem promovendo a doação de máquinas (Uma Retroescavadeira, uma Motoniveladora, também chamada Patrol, um Caminhão-Caçamba, um Caminhão-Pipa e uma Pá-Carregadeira), aos municípios pelo Brasil. Máquinas que custaram a quantia de R$ 1,4 milhão. Dinheiro do governo Federal.

Atuando de forma irregular, um caminhão caçamba que faz parte do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do governo federal, foi fotografado fazendo coleta de lixo, na Rua Duque de Caxias na cidade de Carutapera Maranhão. O uso indevido do Caminhão-Caçamba do PAC, que esta fazendo coleta de lixo na cidade sobre o consentimento da prefeitura Municipal de Carutapera. Vai de encontro ao que rege a legislação vigente.
Prefeitos que receberam os Maquinários do PAC, em  nomes de seus municípios foram orientados desde o momento da entrega, quando assinaram um termo de Doação com Encargos a onde se comprometem a usar os equipamentos de acordo com os objetivos do programa, respeitando a legislação vigente sobre a utilização de bens públicos. Segundo a nota técnica  nº 005/2014, emitida pela Confederação Nacional de Municípios  em Brasília,  dia 12 de fevereiro  de 20014, com o titulo; Orientações aos Municípios Contemplados com as Maquinas do PAC2: Motoniveladora, Retroescavadeira, Pá- Carregadeira, Caminhão - Caçamba, Caminhão - Pipa, se ressalta no 3º Parágrafo da Introdução; Que Esses equipamentos devem ser utilizados para recuperação e melhorias das estradas vicinais com foco no escoamento à demandados agricultores familiares e pequenos produtores.”       

 O Ministério Público Federal (MPF) enviou recomendação a diversas prefeituras dos municípios do Maranhão e ao Ministério do Desenvolvimento Agrário, por meio da Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário no Maranhão, para que sejam adotadas medidas de fiscalização da utilização das máquinas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Em Carutapera é possível observar que os responsáveis não levam a sério e, estão usando o Caminhão-Caçamba inclusive com logomarca do PAC, para a coleta do lixo.
O uso das máquinas está submetido aos órgãos de fiscalização e controle, Controladoria Geral da União (CGU), e que em caso do uso em desacordo com as obrigações assumidas, por meio de termo de doação assinado pelo Prefeito no momento da entrega, poderá resultar na extinção da doação.
O Procedimento instaurado pelo MPF apura denúncias de que equipamentos do PAC doados às prefeituras estariam sendo usados indevidamente, inclusive para benefício de gestores e terceiros. Fica evidente que o caminhão está beneficiando diretamente a coleta de lixo, uma vez que esta deixa de contratar um veículo particular.
De acordo com o MP, são constantes as denúncias de malversação no uso de Máquinas – Caminhões-Caçamba, Motoniveladoras e Retroescavadeiras – doadas pelo Governo Federal, no âmbito do PAC, para os municípios da área de atuação da Procuradoria da República. “Os equipamentos se destinam exclusivamente à recuperação de estradas vicinais e outras obras de interesse social relacionada à promoção da agricultura familiar e da reforma agrária, e o desvio de finalidade, além da aplicação de sanções aos gestores responsáveis, pode resultar na revogação da doação e retomada das máquinas pela União”, esclarece o procurador.
 Repórter: Edson Rios
 INFORMAÇÕES, FOTOS E VIDEOS : EXCLUSIVOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário