segunda-feira, 21 de março de 2016

Católicos celebram Domingo de Ramos em Goianésia.

A Comunidade Católica de Goianésia participou neste domingo da Procissão e Missa que marcam o Domingo de Ramos, Centenas de fiéis estiveram nas ruas da cidade de Goianésia na manhã do último Domingo (20).Os fies estiveram na caminhada pelas ruas  e depois das bênçãos dos Ramos, seguiram para a Igreja Matriz na paroquia de Santa Maria, no Alto Bonito, onde foi celebrada a Missa.
O Domingo de Ramos abre por excelência a Semana Santa. Relembrado e celebrado a entrada triunfal de Jesus Cristo em Jerusalém, poucos dias antes de sofrer a Paixão, Morte e Ressurreição. Este domingo é chamado assim porque o povo cortou ramos de árvores, ramagens e folhas de palmeiras para cobrir o chão onde Jesus passava montado num jumento. Com folhas de palmeiras nas mãos, o povo o aclamava "Rei dos Judeus", "Hosana ao Filho de Davi", "Salve o Messias"... E assim, Jesus entra triunfante em Jerusalém despertando nos sacerdotes e mestres da lei muita inveja, desconfiança, medo de perder o poder. Começa então uma trama para condenar Jesus à morte e morte de cruz.
A celebração Católica que encerra o período da "Quaresma", quando a Igreja recorda os quarenta dias que Jesus ficou no deserto, antes de começar a vida pública.
Na passagem de Jesus em Jerusalém o povo o aclama cheio de alegria e esperança, pois Jesus como o profeta de Nazaré da Galileia, o Messias, o Libertador. Mas, essa mesma multidão, poucos dias depois, manipulada pelas autoridades religiosas da época, o acusaria de impostor, de blasfemador, de falso messias.  Por isso, na celebração do Domingo de Ramos, proclama-se dois evangelhos: O primeiro, que narra a entrada festiva de Jesus em Jerusalém fortemente aclamado pelo povo; depois o Evangelho da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo, onde são relatados os acontecimentos do julgamento de Cristo. Julgamento injusto com testemunhas compradas e com o firme propósito de condená-lo à morte. Antes, porém, da sua condenação, Jesus passa por humilhações, cusparadas, bofetadas, é chicoteado impiedosamente por chicotes romanos que produziam no supliciado, profundos cortes com grande perda de sangue.
 
Durante o percurso da procissão em Goianésia, os participantes relembram a entrada triunfal de Jesus na cidade de Jerusalém. A presença da juventude nas atividades religiosa foi importante, pois na entrada de Cristo em Jerusalém, os jovens eram maioria. Lembrando que o Papa Francisco realizou o Dia Mundial da Juventude que tem ressonância em todo o mundo.

Repórter: Edson Rios
Fotos: Via WhatSapp.


Nenhum comentário:

Postar um comentário